top of page

QUERO TER SAÚDE!

Comer com os olhos leva a excessos e ao ganho de peso

O tubo digestivo começa na boca, passa pelo esôfago, pelo estômago e pelas várias partes do intestino, até chegar ao ânus. Quando falamos em sistema digestório, incluímos ainda órgãos como o pâncreas e o fígado, que produzem substâncias usadas na digestão.

Acontece que os órgãos que fazem a digestão não trabalham sozinhos na hora da digestão. O sistema nervoso, com os estímulos que vêm principalmente pelos olhos e pelo nariz, já nos prepara para uma refeição.

Eles abrem o apetite – às vezes, até demais – e é por isso que corremos o risco de ter o olho maior que a barriga e exagerar na comida. Esse foi o tema do Bem Estar desta quarta-feira (8), com a participação do endocrinologista Alfredo Halpern e do psiquiatra Adriano Segal.

Nós exageramos quando comemos não por necessidade, mas apenas por prazer. Comer com os olhos nada mais é que comer quando já está saciado, e acontece sempre com algum alimento que atrai mais.
A melhor maneira de evitar esse tipo de alimentação compulsiva é se manter sempre saciado. As fibras, presentes em verduras, frutas e alimentos integrais, são as mais eficazes para dar essa sensação.
A gordura faz o contrário, porque interfere com a parte do cérebro que regula a saciedade. Quando uma pessoa come muita gordura, ela não se sente saciada e tende a comer mais para se satisfazer. Essa pessoa então vai comer mais do que deveria, e por isso corre o risco de engordar.

Comer fora de casa é uma tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Em apenas seis anos, a parcela das despesas gasta em restaurantes passou de um quarto para um terço do orçamento reservado para a alimentação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Pesquisas mostram que mais de 80% do consumo de arroz, feijão e frutas dos brasileiros acontece dentro de casa. O número é o contrário quando falamos de salgadinhos fritos, assados ou industrializados, assim como das bebidas alcoólicas. Em outras palavras, a comida caseira tende a ser mais saudável do que a que se come fora.

Isso acontece também porque a saúde não é a principal preocupação na hora da escolha do restaurante. Os fatores incluem o preço, o sabor, a variedade, a aparência, a higiene e até variáveis, socioculturais e econômicas. Ainda não há um estudo como esse no Brasil, mas, nos EUA, a saúde fica atrás da conveniência, do sabor e do preço na decisão do cliente.

Aqui é seu canto ,onde você adquiri pautas relacionadas a SAÚDE  semanalmente,uma forma de ficar informado(a) e ter ânimo,pois você pode mudar seus hábitos por uma vida melhor.

Dieta com antioxidantes é boa para a beleza e retarda o envelhecimento



Dieta que evita a queda de cabelo, fortalece as unhas e até pode retardar o envelhecimento. Parece milagre, mas no Bem Estar desta sexta-feira (14), o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Vanderli Marchiori mostraram que alimentos que possuem antioxidantes podem trazer esses benefícios.

Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do hábito de fumar e até da alimentação ruim. Essa produção excessiva de radicais livres pode destruir as células e causar danos à saúde, como diabetes e infertilidade, e também danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas.







Para evitar que isso aconteça e combater esses radicais livres, o corpo produz naturalmente moléculas antioxidantes, mas esses benefícios podem ser adquiridos também através da alimentação.
Alguns antioxidantes, por exemplo, são produzidos após a ingestão de alimentos fontes de manganês (cereais integrais, folhas verdes e chás), cobre (nozes) e zinco (sardinha, aveia, carnes e leguminosas).
Mascar cravo também tem ação antioxidante porque os princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e podem fazer bem à saúde. Além do cravo, outros alimentos também têm esses benefícios, como canela, açafrão, páprica, cominho, açaí, morango, abacate, laranja, uva, acerola, caju e até o chocolate. Temperos como alecrim, manjericão e orégano também são benéficos. A dica da nutricionista Vanderli Marchiori é comer esses alimentos, no mínimo, uma vez a cada dois dias.



Suco antioxidante

No Bem Estar desta sexta-feira (14), a nutricionista Vanderli Marchiori mostrou uma receita que tem ingredientes com alto poder antioxidante.
O suco antioxidante pode ser consumido todos os dias e tem frutas vermelhas misturadas com alguns alimentos que podem trazer benefícios para a saúde.
Veja como preparar:
Bata uma polpa congelada de frutas vermelhas com os ingredientes abaixo:
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de cacau em pó
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de gérmen de trigo
200 ml de água filtrada

Chia emagrece?

Apesar da dieta com antioxidantes parecer milagre, nem tudo é assim. A repórter Marina Araújo foi descobrir se a semente de chia ajuda a emagrecer. Apesar de ser uma fonte de fibras e proteína e dar a sensação de satisfação, o grão sozinho não ajuda a perder peso.
A chia aumenta a saciedade porque, em contato com líquido, incha. Por isso, ela pode trazer benefícios para a dieta por ser nutritiva e por fazer a pessoa comer menos. Mas vale lembrar que o que importa é a alimentação no geral, ou seja, a pessoa não pode achar que comendo apenas a chia vai perder peso.
Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, a chia pode ajudar se toda a dieta for controlada diariamente. Nesse caso, a dica é acrescentar os grãos na alimentação e misturá-los aos alimentos, como na salada, por exemplo.

 

Alimentos que ajudam a manter a calma

Dicas para desestressar na hora de comer
Você sabia que o simples ato de morder uma maçã é relaxante?
Aveia: não esqueça de incluir a aveia no café da manhã. O cereal fornece carboidratos complexos, evitando a rápida subida dos níveis de açúcar no sangue, e energia de forma constante. A aveia também é rica em vitamina B, além de conter avenina, um reequilibrante natural do sistema nervoso.
Banana: é rica em potássio e triptofano, que aumenta os níveis de serotonina no corpo, a substância cerebral ligada ao bem-estar
Chocolate amargo: se sentir aquela vontade de comer um doce, prove um pedacinho de chocolate amargo com mais de 75% de cacau. Os antioxidantes e flavonóides presentes nessa delícia o ajudarão a controlar a pressão arterial, além de evitar os picos de açúcar no sangue.
Abacate: a fruta é rica em potássio e vitamina B6, que tonifica os nervos.
Maçã: o simples ato de morder a fruta é relaxante, ajudando a reduzir a tensão das mandíbulas. Quem não “trinca” a boca quando está nervoso?
Vitaminas do complexo B: aumente o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes, especialmente a vitamina B12. O estresse reduz os níveis das vitaminas B no corpo. Coma carnes magras, marisco, ovo ou peixe.
Marisco: além desse delicioso fruto do mar, outras boas opções são a lagosta, lagostim e mexilhão. São ricos em zinco, um mineral antioxidante cujos níveis caem em situações de estresse.

bottom of page